quarta-feira, 10 de março de 2010

TIPOS DE PANELAS

Panelas de alumínio ou aço inox:
As panelas de alumínio e aço inox são baratas e fáceis de encontrar. Apesar de excelentes para o preparo de carnes, elas podem absorver metais pesados durante o cozimento e afetar sua saúde.

Panelas de vidro:
Panelas de vidro são transparentes, bonitas e decorativas, esquentam muito rapidamente e devem ser desligadas com certa antecedência, ou comprometerão o resultado da refeição. Ao contrário das panelas de inox, elas não produzem só barulho quando derrubadas.

Panelas de cobre:
Panelas de cobre são mais caras e condutoras, porém menos práticas e potencialmente tóxicas. Causam uma boa impressão se você quiser passar um ar de alquimista e disfarçar seu péssimo molho culpando a limitada versatilidade gustativa dos convidados.

Panelas de teflon:
Panelas de teflon costumam ser utilizadas por executivos infiéis em busca de frituras rápidas, com pouco óleo. Estas panelas possuem um revestimento interno de politetrafluoretileno que as torna antiaderentes. Mas atenção: o politetrafluoretileno solta-se com alguma facilidade e jamais deve ser ingerido.

Panelas de porcelana:
Panelas de porcelana possuem um toque intimista (ou seria intimidador?), mancham em seguida e soltam o esmalte muito facilmente.

Panela de pressão:
Panela de pressão é tecnologicamente pensada, não é recomendada para iniciantes. Apesar de cozinhar bem em temperaturas acima de 100 graus, todo cuidado com a válvula de pressão é pouco. Sem manutenção, ela pode explodir na sua cara quando você menos esperar.

Panela de ferro:
A boa e velha panela de ferro pode ser levada à mesa, são versáteis e concentram mais o calor, cozinhando tudo ao mesmo tempo.

Vegetarianos
Além de manterem o sabor e as propriedades do alimento, as panelas de ferro adicionam nutrientes valiosos. Pesquisas mostram que o preparo de alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo, tornando-as especialmente indicadas para quem adota uma alimentação vegetariana.

Para manter uma panela de ferro sempre em ordem, você deve tomar alguns cuidados básicos. Elas devem ser limpas com delicadeza e se possível secadas no forno quente e aconchegante. Uma vez resfriadas ao natural, aplique uma leve camada de óleo e guarde-as em um local apropriado. Com a dose certa de atenção e carinho, elas devem durar bastante. Afinal de contas, panela velha é que faz... Você sabe.

Agora que já sabemos os tipos de panelas e suas características, devemos decidir qual delas queremos em casa. Eu voto na de teflon pela facilidade para lavar e a de ferro por fazer comidas maravilhosas! Apesar da praticidade da panela de pressão eu tenho um pouco de medo dela, hihi
E vocês, qual preferem? Beijos e bastante inspiração na hora de cozinhar =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário